Estudo aponta desafios para transformação digital no Brasil

  • 13 de setembro de 2024

Organizações ainda não possuem uma cultura voltada para essa mudança

A transformação digital no Brasil enfrenta barreiras culturais significativas, de acordo com um estudo da Data-Makers em parceria com a CDN. A pesquisa, que entrevistou 104 CEOs e executivos C-level de empresas de diversos setores e tamanhos, revelou que 77% das organizações ainda não possuem uma cultura voltada para essa mudança. Além disso, 62% dos líderes admitiram não estarem preparados para conduzir a transformação digital.

Empresas mais avançadas no processo de digitalização já possuem um roadmap estruturado e um modelo de negócios adaptado à nova realidade digital. No entanto, aquelas em estágios iniciais ainda estão avaliando os primeiros passos nessa jornada.

A inteligência artificial (IA) está no centro da transformação digital, sendo utilizada por 69% das empresas, um aumento expressivo de 28 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Tecnologias como big data e machine learning também se destacam, com adoção por 54% e 39% das empresas, respectivamente.

Apesar dos obstáculos, a transformação digital segue como prioridade para 97% dos líderes empresariais. Contudo, apenas 45% das empresas planejam aumentar os investimentos na área nos próximos 12 meses, um leve declínio em relação ao ano anterior.

O estudo também destaca que, embora a IA seja uma ferramenta essencial, seu uso eficaz depende de uma integração cultural que promova a produtividade e a rentabilidade dentro das empresas.

Você também vai gostar