Gastos globais com direitos de transmissão de mídia esportiva devem chegar a US$ 61 bilhões em 2024
- 9 de fevereiro de 2024
Nos EUA, marcas devem gastar mais 2 mil milhões de dólares nos Jogos Olímpicos de Paris, enquanto a Euro 2024 gerará 250 milhões de euros em publicidade
O último relatório de tendências globais de publicidade da WARC Media, empresa de inteligência de marketing, aponta que os gastos globais com direitos de transmissão de mídia esportiva atinjam US$ 60,9 bilhões em 2024, de acordo com dados da SportsBusiness, um aumento de 18,9% em relação aos níveis anteriores à pandemia. O ano de 2024 será importante para o desporto ao vivo e para o alcance do público em massa com o regresso dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão, do UEFA Euro 2024 e do Campeonato do Mundo de Críquete T20.
Nos Estados Unidos, espera-se que as marcas gastem mais 2 mil milhões de dólares nos Jogos Olímpicos de Paris, enquanto o Euro 2024 gerará 250 milhões de euros em gastos adicionais com publicidade em toda a Europa. No entanto, o desporto não reverterá os declínios nos gastos com publicidade linear na TV: no Reino Unido (-1,6%) e na Alemanha (-0,6%), prevê-se que os gastos com TV linear permaneçam em declínio durante o verão de 2024, embora a França contrarie a tendência (+4,9%). Nos EUA, a recuperação dos gastos lineares com TV (+6,3%) deverá mais às comparações anuais favoráveis e às próximas eleições presidenciais dos EUA do que ao desporto.
Num momento em que os profissionais de marketing dependem cada vez mais do desporto para atingirem as massas, o sector enfrenta a fragmentação. Os direitos desportivos ao vivo dividem-se entre transmissão, over-the-top (OTT ou streaming) e aplicações móveis. Já as plataformas sociais estão ampliando sua importância junto aos fãs.
A publicidade continua sendo uma parte fundamental da experiência do Super Bowl para os americanos. Quase três quartos (73,0%) dos que planejam assistir ao Super Bowl LVIII, em 11 de fevereiro, pretendem assistir aos comerciais. A transmissão do ano passado rendeu à Fox cerca de US$ 650 milhões em receita bruta de publicidade, com as marcas gastando até US$ 7 milhões por um anúncio de 30 segundos.
As redes sociais estão no centro das atenções como canal de esportes. 93% dos jovens entre 18 e 24 anos acompanham esportes nas redes sociais pelo menos uma vez por semana. No entanto, o fandom da Geração Z é mais ‘fluido’. Os grupos mais jovens costumam estar mais interessados nas histórias dos atletas do que nas equipes ou nas competições.
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