Pesquisa do Google aponta as quatro ações do consumidor na era digital

  • 31 de março de 2025

Novo comportamento foi pauta do evento Think with Google, realizado em São Paulo

A jornada do consumidor nunca foi tão dinâmica e fragmentada como na era digital. Hoje, ela se resume a quatro ações principais: pesquisar, rolar a tela, assistir a vídeos e comprar.

Esse novo comportamento foi o foco do evento Think with Google, realizado em São Paulo, onde a big tech apresentou um estudo, realizado em parceria com a consultoria Boston Consulting Group (BCG), que detalha como os consumidores interagem com as informações por meio do que chamam de Searching, Scrolling, Streaming e Shopping.

Para Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, esse cenário é de um comportamento “previsivelmente imprevisível”, especialmente após a pandemia. “A inteligência artificial tem acelerado esse ritmo”, destacou.

Streaming

O crescimento dos planos de dados móveis no Brasil impulsionou o consumo de vídeos, tornando o ato de rolar a tela uma nova forma de explorar conteúdos e produtos. Muitas vezes, os consumidores não têm intenção imediata de compra, mas um criativo bem posicionado ou a recomendação de um influenciador pode gerar interesse rapidamente.

No YouTube, os vídeos curtos do YouTube Shorts atingem 2 bilhões de usuários ativos por mês, com mais de 70 bilhões de visualizações diárias. No Brasil, uma pesquisa do instituto Material revelou que 73% dos entrevistados consideram os vídeos do Shorts mais alinhados aos seus interesses do que outras plataformas.

Searching

O hábito de pesquisa está evoluindo, impulsionado pelo uso crescente de inteligência artificial. Hoje, consumidores esperam respostas intuitivas e instantâneas, personalizadas para suas necessidades.

O Google recebe mais de 5 trilhões de pesquisas por ano, e as Visões Gerais Criadas por IA (AI Overviews) já alcançam 1 bilhão de pessoas por mês, oferecendo maior visibilidade para marcas e anunciantes em mais de 100 países.

Shopping

O estudo também mostrou que os consumidores exploram múltiplos canais antes de tomar uma decisão de compra. Globalmente, mais de 1 bilhão de transações ocorrem diariamente na Pesquisa Google.

O YouTube também tem um papel crucial: segundo uma pesquisa da Ipsos, os usuários são 98% mais propensos a confiar nas recomendações de criadores de conteúdo na plataforma do que em outras redes sociais ou aplicativos.

Scrolling

O simples ato de rolar a tela se tornou a versão digital de “passear por uma vitrine”. As pessoas buscam inspiração ao consumir conteúdo e, muitas vezes, decidem pela compra em questão de segundos ao ver um anúncio certeiro.

Esse novo comportamento reforça a importância do posicionamento de marca e da criação de conteúdos envolventes para capturar a atenção do consumidor no momento certo.

Você também vai gostar