Omnicom e Interpublic criam maior holding de publicidade do mundo

  • 9 de dezembro de 2024

Acionistas do Omnicom ficarão com 60,6% da nova empresa, enquanto os do IPG deterão 39,4%

O Omnicom oficializou,  nesta segunda-feira (9), a aquisição do Interpublic Group (IPG). A negociação histórica dará origem à maior holding de comunicação e publicidade global. O acordo, aprovado de forma unânime pelos conselhos de administração das duas companhias, consolida um conglomerado com receita combinada de US$ 25,6 bilhões em 2023 e mais de 100 mil profissionais atuando em escala mundial.

Sob os termos da fusão, os acionistas da Interpublic receberão 0,344 das ações da Omnicom para cada ação ordinária que possuírem. Após o fechamento da transação, os acionistas do Omnicom ficarão com 60,6% da nova empresa, enquanto os do IPG deterão 39,4%. A fusão prevê sinergias de custos anuais estimadas em US$ 750 milhões.

A nova companhia manterá o nome Omnicom e continuará listada na Bolsa de Valores de Nova York sob o símbolo OMC. A liderança executiva será comandada por John Wren, que permanece como chairman e CEO da holding, e Phil Angelastro, que segue como vice-presidente executivo e CFO. Já Philippe Krakowsky, atual CEO do IPG, e Daryl Simm, COO do Omnicom, passarão a atuar como copresidentes e COOs da companhia. Krakowsky ainda desempenhará o papel de copresidente do Comitê de Integração, responsável por guiar a transição entre as duas empresas. Três membros do conselho do IPG, incluindo Krakowsky, também integrarão o board de diretores do Omnicom.

Com a fusão, a nova Omnicom se posiciona para oferecer um portfólio robusto de serviços integrados, abrangendo mídia, marketing, CRM, dados, comércio digital, publicidade, relações públicas e branding. A expectativa é de que a união potencialize a capacidade das duas gigantes de criar soluções completas em todas as etapas do funil de comunicação, além de acelerar a inovação por meio de tecnologias avançadas.

“Essa aquisição estratégica cria valor significativo para nossos acionistas ao combinar plataformas de excelência em dados e tecnologia, permitindo novas ofertas que impulsionarão o crescimento e melhorarão o serviço aos nossos clientes”, afirmou John Wren em comunicado. “Este é o momento perfeito para unirmos nossas capacidades, talentos e presenças globais.”

Philippe Krakowsky destacou que a combinação das duas holdings representa uma convergência de culturas e visões complementares. “Ao nos unirmos ao Omnicom, criamos um portfólio de serviços único que nos transformará no parceiro de marketing mais poderoso para um mundo em rápida transformação”, declarou.

O movimento também marca o avanço de uma tendência de consolidação no setor publicitário, em meio às crescentes demandas por soluções integradas, impulsionadas por dados e tecnologia. A nova Omnicom terá como desafio integrar as principais redes das duas companhias. Entre os principais ativos do Omnicom estão BBDO, DDB e TBWA, enquanto o IPG é detentor de marcas como McCann Worldgroup, FCB, Mediabrands e R/GA, sendo esta última colocada à venda recentemente.

A fusão promete redefinir o cenário global da publicidade, criando uma estrutura poderosa capaz de atender clientes de forma mais abrangente e integrada em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo.

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