Nestlé lança ação para ampliar acessibilidade em embalagens

  • 1 de dezembro de 2025

A ação permite que consumidores escaneiem rótulos para escutar informações como ingredientes, tabela nutricional e orientações de uso

A Nestlé apresentou a iniciativa “Rótulos que Falam”, projeto que utiliza tecnologia desenvolvida pela startup AliaInclui para tornar acessíveis as informações presentes em embalagens de produtos. A ação, criada pela Publicis Brasil, permite que consumidores escaneiem rótulos e ouçam automaticamente dados como ingredientes, tabela nutricional e orientações de uso. Ao todo, 1.200 itens de marcas como Ninho, Leite Moça, KitKat e Nescau já contam com o recurso.

A proposta atende principalmente pessoas com deficiência visual, idosos e consumidores não alfabetizados, um público estimado em 17 milhões de brasileiros. Para ampliar a disseminação do projeto, a campanha inclui vídeos produzidos pela O2 Filmes, peças de áudio da Jamute, ativações em redes sociais e presença de influenciadores e embaixadores da Nestlé. A comunicação também envolve mídia OOH e um vídeo manifesto.

A primeira fase da estratégia apostou no mistério: as marcas anunciaram mudanças nas embalagens sem revelar detalhes, incentivando a curiosidade nas redes. Influenciadores como Fred Bruno e Bruna Gonçalves participaram dessa etapa inicial. A revelação do recurso ficou a cargo de creators com deficiência visual, selecionados pela BR Media, que demonstraram o funcionamento da tecnologia.

O projeto também ganhou destaque em uma ação no programa MasterChef, quando a funcionária da Nestlé Regiane Silva, que é cega e participou do desenvolvimento da iniciativa, apresentou o uso do aplicativo AliaInclui em situações reais de compra e consumo.

A Nestlé lançou ainda um site oficial para detalhar o funcionamento dos “Rótulos que Falam” e convidar outras empresas a aderirem à iniciativa. Para Mauro Ramalho, CCO da Publicis Brasil, a campanha reforça o papel do marketing como ponte entre propósito e prática: “O projeto traduz aquilo que consideramos a contribuição mais relevante da comunicação: gerar impacto positivo e promover inclusão.” Confira:

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