Morre Roberto Duailibi, uma referência da publicidade brasileira

  • 21 de julho de 2025

Fundador da DPZ, foi um dos nomes mais premiados da publicidade brasileira, professor e palestrante

O publicitário brasileiro Roberto Duailibi, uma das figuras mais influentes da publicidade no país, deixou um legado que vai muito além das agências. Com uma trajetória marcada pela inovação criativa, atuação acadêmica e compromisso com o fortalecimento institucional do setor, ele foi um dos principais nomes a moldar o pensamento publicitário nas últimas décadas. O D da agência DPZ, morreu na sexta-feira (18), aos 89 anos.

Reconhecido por seu trabalho nas maiores agências do Brasil, Duailibi também teve papel fundamental na formação de novas gerações de profissionais. Foi professor e diretor de cursos da ESPM de São Paulo e também deu aulas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde influenciou centenas de alunos com sua visão prática e estratégica sobre comunicação e criatividade.

Além do universo acadêmico, teve participação ativa nas principais entidades do setor. Presidiu por duas gestões a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP), contribuindo para o fortalecimento institucional da categoria e para o diálogo com o mercado e a sociedade. Também integrou conselhos de importantes instituições, como a Fundação Bienal de São Paulo e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Em 1968, fundou a agência DPZ ao lado de José Zaragoza, Francesc Petit e Ronald Persichetti. O grupo transformou a publicidade brasileira e consolidou a DPZ como uma das maiores e mais premiadas do país.

Duailibi também se destacou como escritor e palestrante. Foi coautor de Criatividade & Marketing, escrito ao lado de Harry Simonsen Jr., obra em que apresentou o conceito da “régua heurística”, uma metodologia voltada à estimulação da criatividade nas empresas. Em 2005, lançou Cartas a um Jovem Publicitário, voltado à formação ética e inspiracional de novos profissionais. Também assinou, com Marina Pechlivanis, a coleção Ideias Poderosas.

Sua contribuição à publicidade brasileira é reconhecida tanto pela prática quanto pela reflexão crítica. Mais do que um criador de campanhas, Duailibi foi um pensador da comunicação e um defensor da criatividade com propósito.

Você também vai gostar