Hyundai dá voz às árvores com IA em ação sobre mudanças climáticas

  • 25 de julho de 2025

Desenvolvida pela FCB Nova York, campanha busca sensibilizar o público sobre a conservação das florestas

A Hyundai Motor Company elevou o alcance da sua campanha global Tree Correspondents ao utilizar inteligência artificial e dados ambientais para transformar árvores em narradoras de histórias sobre a crise climática. Desenvolvido pela FCB Nova York, o projeto busca sensibilizar o público para a importância da conservação das florestas, trazendo relatos em primeira pessoa de três árvores situadas na República Tcheca, no Brasil e na Coreia do Sul.

A iniciativa faz parte do IONIQ Forest, programa mundial da montadora voltado à preservação da biodiversidade e ao plantio de árvores como forma de mitigar os impactos das mudanças climáticas. As narrativas das “árvores repórteres” foram criadas a partir de uma combinação de dados coletados em tempo real, estudos científicos e registros históricos, aliados ao uso de IA generativa desenvolvida pela Uncharted Limbo Collective.

Para dar vida às histórias, a tecnologia empregada reúne sensores ambientais, inteligência climática da The Weather Company e um sistema de processamento baseado em modelos de linguagem de larga escala (LLMs). Técnicas como recuperação aumentada (RAG) e chain-of-thought prompting foram utilizadas para identificar padrões e criar o tom de voz único de cada árvore.

Lançada inicialmente no Dia Internacional das Florestas, em março, a campanha ganhou projeção global ao conquistar dois Leões de Ouro e um de Prata no Cannes Lions 2025, na categoria Digital Craft.

Além dos filmes, a ação inclui artigos opinativos “assinados” pelas próprias árvores. Esses conteúdos foram desenvolvidos em colaboração com cientistas de dados, especialistas ambientais e jornalistas, com publicação prevista em veículos de destaque como The Economist e National Geographic. Confira:

Você também vai gostar