BIC celebra 75 anos e reescreve Romeu e Julieta com uma única caneta

  • 12 de fevereiro de 2025

Durabilidade da clássica caneta BIC foi celebrada na ação da agência VML

Para comemorar seus 75 anos e reforçar a durabilidade da icônica BIC Cristal, a BIC Brasil lançou um projeto inovador que une dois clássicos: a tradicional caneta e a obra Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Batizada de Uma BIC, Um Livro, Dois Clássicos, a iniciativa demonstra, de forma tangível, a capacidade de escrita da caneta, que pode percorrer até três quilômetros sem precisar ser trocada.

Criada em parceria com a agência VML, a ação faz parte da campanha de volta às aulas da marca, cujo conceito é Sua Maior Expressão Tá Numa BIC. O grande desafio para a equipe criativa foi transformar a resistência da BIC Cristal em algo visualmente impactante. A solução encontrada foi reescrever, manualmente, todas as 212 páginas do clássico de Shakespeare usando uma única unidade da caneta.

Para garantir autenticidade, o projeto começou com um estudo detalhado da caligrafia original de Shakespeare. A equipe desenvolveu um alfabeto baseado nos traços do autor, adicionando variações naturais para torná-lo mais orgânico e próximo da escrita humana. A reescrita foi feita por um robô equipado com inteligência artificial, que, ao longo de 20 dias, replicou com precisão o estilo do dramaturgo. O trabalho foi validado por um perito em caligrafia, que comparou dez das vinte e duas características definidoras do manuscrito original de Shakespeare.

“O grande diferencial da caneta BIC Cristal é sua durabilidade, mas muitas pessoas não conseguem visualizar isso no dia a dia. Reescrever um livro inteiro foi a forma perfeita de mostrar essa resistência. Foram 212 páginas, e ainda sobrou tinta para mais um ato, ou até outro livro”, destaca Daniel Frazzatto, gerente sênior da categoria de papelaria da BIC Brasil.

Como parte da iniciativa, o manuscrito foi doado ao Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, onde ficará exposto ao público. A campanha tem foco no digital e redes sociais, além de contar com uma landing page: bicmaiorexpressao.com.br.

Você também vai gostar