Marcas brasileiras irão ampliar investimentos em marketing de influência

  • 18 de agosto de 2025

57% das marcas brasileiras pretendem aumentar investimentos na área segundo pesquisa ROI & Influência 2025

Pesquisa “ROI & Influência 2025”, realizada pela YouPix em parceria com a Nielsen, revela que 57% das marcas brasileiras pretendem aumentar seus investimentos em marketing de influência ainda em 2025. O estudo mostra também que o setor segue em expansão, especialmente entre grandes anunciantes.

Entre as empresas que já destinam mais de R$ 1,5 milhão por ano a esse tipo de estratégia, 65% afirmaram que irão ampliar suas verbas. O levantamento indica ainda que 12% das marcas já investem mais de R$ 5 milhões anuais, percentual que cresceu seis pontos em relação a 2024.

O estudo destaca que para os grandes investidores, o marketing de influência é visto como peça-chave para amplificação da marca (70%), tradução de mensagens complexas (70%) e acesso a novas audiências (60%). No geral, a relevância do segmento subiu seis pontos, alcançando 82% das marcas brasileiras.

A pesquisa também sugere uma relação direta entre volume de investimento e eficiência. Empresas que aplicam mais de R$ 1,5 milhão no setor apresentam NPS de satisfação de 80, contra 61 entre aquelas que destinam até R$ 300 mil. Além disso, 75% dos líderes entrevistados afirmaram que os influenciadores geram resultados que nenhum outro formato digital consegue entregar. Entre as companhias em que a liderança é entusiasta da estratégia, 26% investem mais de R$ 1,5 milhão.

O levantamento revela ainda que marcas com maiores aportes e liderança engajada tendem a valorizar mais a análise de resultados e a comprovação de ROI — apontado por 53% dos anunciantes como barreira para ampliar investimentos. Ao mesmo tempo, medir a efetividade de influenciadores segue sendo um desafio para 48% das empresas, que em grande parte ainda se apoiam em métricas básicas como impressões e engajamento. Outro dado relevante é que 40% das agências demonstram insatisfação com as ferramentas de análise disponíveis no mercado.

Entre os formatos, as ações com co creators no YouTube ganharam espaço, passando de 29% para 37% em 2025. O estudo também indica que campanhas pontuais vêm sendo priorizadas: 53% das marcas preferem contratar influenciadores de forma isolada para ações específicas, índice que chega a 63% entre empresas com orçamento de até R$ 300 mil.

Na escolha de creators, seis em cada dez anunciantes que investem mais de R$ 1,5 milhão consideram a criatividade o principal critério, e 83% das marcas dão liberdade para que o influenciador lidere o processo criativo. Sete em cada dez entrevistados reforçam ainda que os creators são um meio estratégico e o único ativo capaz de estar presente em todos os demais canais de comunicação.

A oitava edição da pesquisa “ROI & Influência” ouviu 187 profissionais de agências e marcas anunciantes entre os dias 24 de abril e 30 de junho de 2025.

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