Apenas 8% dos consumidores confiam plenamente nos e-commerces
Uma pesquisa realizada pela Opinion Box e Mobile Time revelou preocupações dos consumidores brasileiros em relação à gestão de seus dados pessoais no ambiente virtual, destacando o aumento de fraudes digitais. O levantamento, com 2.067 entrevistados que acessam a internet via smartphone, mostrou que 65% dos golpes têm origem em falsas centrais de atendimento, embora apenas 11% dos consumidores tenham sido efetivamente enganados.
Os golpes são mais comuns entre as classes A e B (74%) e aumentam com a idade: 69% entre pessoas com 50 anos ou mais. Além disso, 30% dos entrevistados relataram fraudes envolvendo o WhatsApp, com golpistas tentando se passar por eles para pedir dinheiro a familiares e amigos.
A pesquisa também revelou desconfiança generalizada na gestão de dados pessoais. No e-commerce, apenas 8% dos consumidores confiam completamente, enquanto 24% afirmam não confiar. Nas redes sociais, a desconfiança é ainda maior, com 53% não confiando nas plataformas. Bancos foram as instituições com maior nível de confiança (19%), superando redes sociais e o comércio eletrônico.
Apesar da desconfiança, tanto o varejo digital quanto as redes sociais apresentaram um pequeno aumento na confiança dos consumidores em 2024.
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