84% dos brasileiros vão ver a Copa

  • 2 de junho de 2022

Pesquisa da Meta Foresight também identifica que 73% farão compras

A maior celebração do futebol do mundo já vem movimentando expectativas, apesar de acontecer somente no final do ano, entre 21 de novembro e 18 de dezembro. De acordo com um levantamento inédito do Meta Foresight, divisão de pesquisas e insights da empresa controladora do Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger, os fãs de futebol no Brasil planejam usar os aplicativos da Meta para celebrar os jogos esse ano – seja para acompanhar jogadores e times preferidos, seja para conversar sobre o assunto com familiares e amigos, ou para comprar produtos e serviços para a ocasião.

Em um claro indício da vontade dos torcedores de se reunirem para festejar, o  estudo “Seasonal Insights – Campeonato Mundial de Futebol”, conduzido pela Meta Foresight com entrevistas realizadas pela Offerwise, mostra que 73% dos torcedores pretendem comprar roupas, salgadinhos ou carnes para grelhar durante o campeonato.

Na liderança da preferência nacional, o futebol continua no topo como o esporte mais assistido: 84% dos brasileiros pretendem acompanhar o campeonato neste ano e, para 75% deles, isso ocorrerá mesmo se a sua seleção preferida for eliminada. Esse interesse também é forte no ambiente online, com 55% dos torcedores declarando que acompanharão conteúdos sobre o campeonato nas plataformas da Meta: 66% dos entrevistados indicaram o Facebook, Instagram e WhatsApp como os apps preferidos para seguir Perfis e Páginas de jogadores e times durante o campeonato.

Democratização dos jogos

Com maior poder de voz e vontade de compartilhar suas emoções e ideias sobre os jogos, os brasileiros deixaram o lugar de meros espectadores para atuar ativamente na criação de conteúdo, mudando a dinâmica de consumo do campeonato: os fãs, agora, também são comentadores.

Entre aqueles que acompanharão conteúdos pelas plataformas da Meta, 49% dos entrevistados declararam que irão trocar mensagens pelo WhatsApp com amigos e familiares sobre os jogos, enquanto 47% do público disse que pretende ler notícias ou posts relacionados ao evento, e 45% dos torcedores pretendem seguir times e atletas favoritos. Outro dado relevante que mostra o interesse por interatividade é que 35% dos espectadores pretendem seguir comentaristas/criadores/influenciadores que falam sobre esportes.

As marcas também estarão sob a mira dos torcedores: 48% estão ansiosos para ver quais anúncios as marcas prepararam. Já 54% dos que declararam que pretendem assistir ao campeonato disseram que devem interagir com as marcas pelo Facebook ou Instagram durante o evento.

Para os entrevistados, as marcas são uma parte natural da experiência que terão no campeonato. Um ponto de atenção é a expectativa de mais atenção à diversidade no futebol: os brasileiros querem se ver representados e 61% dos entrevistados declararam que valorizarão marcas que falem sobre diversidade, equidade e inclusão durante o campeonato

Churrasco com a família e jornada de compras

Não importa se presencialmente ou online, o maior campeonato de futebol do mundo representa para os brasileiros a chance de conferir, pertinho de amigos e familiares, um grande evento social: 78% do público quer se reunir com seus amigos ou familiares para assistir aos jogos, o que pretende fazer dos seguintes lugares:

  • Casa: 80%
  • Casa de amigos ou da família: 46%
  • Bares e restaurantes: 29%
  • Trabalho e escritorio: 21%
  • Telões na rua: 15%

Aliás, futebol, família e amigos parece ser a combinação perfeita para os brasileiros, quando se leva em conta a análise da jornada de compras dos jogos no final de ano: 73% dos entrevistados disseram que pretendem realizar alguma compra durante o campeonato e as principais categorias de produtos durante o evento esportivo são:

  • Roupas e acessórios: 60%
  • Bebidas alcóolicas: 55%
  • Petiscos e salgadinhos: 51%
  • Carnes para churrasco: 56%
  • Chocolates e sobremesas 39%

Curiosidades

Para quem pretende assistir/acompanhar o campeonato, a Meta é a principal plataforma para seguir as contas de jogadores e seleções. De olho nessa audiência, levantamos os seguintes **dados:

  • Mundialmente, 480 milhões dizem que seguem alguma conta relacionada a futebol no Facebook
  • Globalmente, 330 milhões seguem algum jogador de futebol no Instagram
  • O jogador Cristiano Ronaldo é a pessoa mais seguida no Instagram
  • 1 entre 8 contas ativas no Instagram segue algum jogador de futebol
    • Na América Latina, isso chega a 1 em cada 5 contas

*Fonte: “Seasonal Insights – Campeonato Mundial de Futebol”, do Facebook IQ (estudo on-line encomendado pelo Facebook IQ e com entrevistas realizadas pela Offerwise com 1.000 brasileiros usuários de internet e acima de 18 anos), Abril, 2022.

**Fonte: Dados internos da Meta consultados em fev. de 2022 (números globais)

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