São 82,2 milhões de usuários de acordo com Fabiola Manfredi, Diretora Sênior de Mercado Ads
Os marketplaces brasileiros estão em vantagem em relação ao fim dos cookies do Chrome do Google em 2023. Eles movimentam vendas para seus clientes e sabem muito bem quem está na sua base. Mecanismos como carrinho de compras garantem dados preciosos para posicionamentos, posturas, garantir audiência e acompanhar a jornada do consumidor. Consequentemente, trazer anúncios publicitários para os sites dessas plataformas de e-commerce que seguem benchmark da Amazon que faturou US$ 31 bilhões com publicidade em 2021, maior do YouTube. O Mercado Livre está ligado. Muito ligado!
AUDIÊNCIA
As marcas precisarão encontrar novas maneiras de direcionar os anúncios para as audiências de forma ainda mais eficiente e direcionada. Os cookies proprietários ainda são uma alternativa, mas acompanhar a jornada dos consumidores se torna mais desafiador. Por isso, a tendência é que veículos com dados 1P (first party), como é o caso de Mercado Ads, tendam a ganhar mais espaço nos planejamentos e estratégias de negócio e comunicação.
ESTRATÉGIA
O principal é a adaptabilidade às transformações do mercado. Estamos vivendo a 3ª onda da publicidade digital, com novas regras de jogo e soluções disponíveis. Para continuar alcançando os consumidores, precisamos entender cada fase da jornada: comportamento, intenções e motivações. Os e-commerces se consolidam como meios de comunicação nesse sentido, pois além do alcance massivo, o usuário já está em um ambiente mais propenso a realizar uma compra. Segundo um estudo da Kantar Media Reactions, de 2020, o Mercado Livre é o 3° melhor ambiente de publicidade para os consumidores no Brasil. Com Mercado Ads, entregamos os anúncios diretamente no marketplace (web e mobile), e também sabemos quem são nossos usuários, o que buscam, como compram e quando compram. Desta forma, ao investir nesses anúncios, as marcas geram mais de 94% de efetividade na construção de brand awareness, e anunciantes e vendedores têm a possibilidade de vender 3 vezes mais do que outros.
COOKIES PROPRIETÁRIOS
Sim, os cookies proprietários são uma alternativa, desde que com a devida autorização dos usuários e dentro dos limites estabelecidos pela LGPD. No Mercado Livre já trabalhamos com cookies proprietários para a nossa base de 82,2 milhões de usuários.
IMPACTOS
Como utilizamos cookies e dados proprietários, entendemos que essa medida não gera impacto direto na estratégia do negócio. Acreditamos que pode representar uma oportunidade para aumentar nossa presença neste mercado como uma solução de negócios para anunciantes, agências e sellers dentro do mundo digital.
PROGRAMÁTICA
O ambiente se torna mais complexo e as empresas precisarão ser mais assertivas sobre como e onde anunciar a partir dos dados e informações à sua disposição. Acredito que, mais do que nunca, um bom e diversificado planejamento estratégico será importante para que marcas e agências consigam efetivamente estar presente em toda a jornada do consumo. Por exemplo, um dado interessante do nosso Relatório de Tendências, aponta que a cada 10 buscas, 8 não especificam marca, e na jornada de compra, de cada 10 compras, 7 começaram no e-commerce em 2021. A mídia offline, OOH e as redes sociais continuam relevantes, mas precisam estar integradas à trajetória que o consumidor realiza dentro das plataformas digitais, conforme seus interesses, preferências e motivações.
TRÁFEGO DIGITAL
Ter pistas das preferências do consumidor a partir de seu tráfego digital é um caminho que se tornou parte das estratégias de negócios, comunicação e marketing para garantir abordagens e mensagens assertivas. Essa transformação vai apresentar mais complexidade na conquista e convencimento de novos clientes, além de exigir que os anúncios sejam relevantes na fidelização de quem já for consumidor da marca. Posicionar seu negócio dentro de grandes e-commerces, como Mercado Livre, será pilar fundamental, afinal, conseguimos acompanhar a jornada de compra em todas as etapas, e as pessoas estão mais dispostas a converter com uma frequência cada vez maior e nas categorias mais diversas.
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