NRF e IBM analisam comportamento do consumidor em 2022

  • 1 de abril de 2022

Estudo “Os consumidores querem tudo” revela mudanças e opção por ambiente híbrido e preocupação com sustentabilidade

Realizada no início deste ano em Nova Iorque (EUA) a mostra da National Retail Federation (NRF) teve como um dos pontos altos os rumos de decisão de compra em 2022, mais atrelada às marcas que agregam propósito, oferta híbrida e responsabilidade social.

É resultado de uma pesquisa realizada em setembro do ano passado pela IBM com amostragem de 19 mil pessoas de 28 países, inclusive o Brasil.

A análise contabiliza que o método de compra omnichannel é o preferido para mais de um em cada quatro consumidores ouvidos.

“De acordo com os dados, 62% dos consumidores estão dispostos a mudar seus hábitos de compra para reduzir o impacto ambiental, mas há ainda uma lacuna entre a intenção e a ação”, diz o conteúdo distribuído pela Weber Shandwick.

O Phygital não é moda, é fato.  A IBM detalhou as motivações:

1)   72% dos entrevistados dizem que usam lojas físicas como principal ou parte de seu método de compra;

2)   Os principais motivos pelos quais os entrevistados optam por visitar uma loja incluem tocar e sentir os produtos antes de comprá-los (50%), escolher seus próprios produtos (47) e obter os produtos imediatamente (43%), mas o que os compradores na loja procuram varia de acordo com a categoria do produto;

3)    27% dos entrevistados relatam que as compras híbridas são seu método de escolha, e os consumidores da Geração Z pesquisados são mais propensos a ser um “comprador híbrido” em comparação com outras faixas etárias;

4)   Consumidores com propósito, que escolhem produtos/marcas com base em seus valores como sustentabilidade, agora são o maior segmento de consumidores pesquisados (44%);

5) 62% dos entrevistados estão dispostos a mudar seus hábitos de compra para reduzir o impacto ambiental, em comparação a 57% há dois anos;

6) Metade dos entrevistados diz que estão dispostos a pagar a mais pela sustentabilidade — até 70%. Isso é aproximadamente o dobro de 2020; 7)No entanto, há uma lacuna entre intenção e ação — apenas 31% dos entrevistados dizem que produtos sustentáveis foram a maior parte ou a totalidade de sua última compra;

“A pesquisa mostra ao longo do último ano que a sustentabilidade se tornou cada vez mais importante para os consumidores, embora ainda haja uma lacuna entre suas intenções e ações devido à falta de informações no processo de compra. Cada vez mais, está se tornando essencial que as marcas de varejo demonstrem escolhas e opções sustentáveis ​​em cada etapa da experiência do cliente. Ao mesmo tempo, as compras híbridas se consolidaram na maioria das categorias, principalmente em artigos para o lar e vestuário; e, embora as lojas continuem a desempenhar o papel predominante nos supermercados, as compras híbridas também estão crescendo nessas categorias”, disse Luq Niazi, Global Managing Director IBM Consumer Industries.

 Uma das principais conclusões é que o protagonismo da experiência de compra é do consumidor.

“Em 2022, marcas e varejistas têm a oportunidade de construir relacionamentos mais lucrativos com os clientes, mas primeiro precisam provar seu valor. Os consumidores de hoje são digitalmente confiantes e orientados por propósitos. Eles estão informados e focados em encontrar marcas que se alinhem com seus valores. Eles estão exigindo mais em todos os aspectos, e as empresas terão que elevar o nível para serem aprovadas”, finaliza o estudo da IBM em parceria com a NRF.

Você também vai gostar