Stagwell adquire Unicepta e planeja expandir inteligência de mídia

  • 24 de março de 2025

Plano é incorporar a tecnologia da Unicepta ao Prophet, plataforma voltada para profissionais de relações públicas e comunicação corporativa

A Stagwell, holding global de comunicação, segue ampliando sua presença no mercado de inteligência de dados com a aquisição da Unicepta, empresa alemã especializada em análise de mídia e reputação. Realizada em dezembro de 2024, a negociação não teve valores divulgados e só agora o grupo confirma a implementação de suas soluções no mercado brasileiro. A operação da Unicepta na América Latina é liderada por Ester Lautert (à direita na foto), managing director da companhia na região.

A Unicepta, fundada em 1996, atende mais de 550 clientes globais, incluindo Stellantis, Adidas, TikTok e Bayer. Seu grande diferencial é a Mind, plataforma proprietária de inteligência artificial que oferece monitoramento de mídia, análise de tendências e gestão de stakeholders. A partir de agora, a empresa passa a integrar a divisão de softwares e tecnologia do Stagwell.

O plano do grupo é incorporar a tecnologia da Unicepta ao Prophet, plataforma voltada para profissionais de relações públicas e comunicação corporativa, que passará a operar no Brasil a partir de 2026. O objetivo é usar IA para aprimorar a criação e o teste de conteúdos, antecipando interesses da imprensa e otimizando estratégias de comunicação.

Durante 2025, a Unicepta e o Prophet passarão por um processo gradual de integração até a fusão completa no ano seguinte. A aquisição faz parte da estratégia agressiva de expansão do Stagwell, que, ao longo de 2024, realizou 11 M&As, incluindo a compra da agência de relações públicas brasileira PROS. Segundo Vinicius B. Reis (à esquerda na foto), presidente do Stagwell na América Latina, o grupo pretende manter esse ritmo de crescimento nos próximos anos.

Você também vai gostar