Estratégia para novos sorvetes da NotCo coloca conteúdo de creators no centro da comunicação

  • 1 de abril de 2022

Projeto realizado nos meses de Novembro a Janeiro de 2022 uniu creators e mídia globalizada para relançar os sorvetes plant based NotIceCream no mercado brasileiro.

“Planta faz isso?” Popularizada em 2021 no vocabulário brasileiro, a frase originada no Big Brother Brasil foi pauta de diversos memes e, inclusive, utilizada pela NotCo, de forma irreverente, em sua comunicação. Mas afinal, o que planta faz? Ela revoluciona o mercado.

Nascida no Chile, a foodtech NotCo é uma startup que dedica seus esforços à produção de alimentos à base de plantas. Atualmente, a companhia atingiu o valor de mercado avaliado em 1,5 bilhão de dólares, o que a torna o mais novo integrante da lista de unicórnios da América Latina.

A NotCo transformou o mercado com sua tecnologia que é capaz de replicar produtos de origem animal, usando apenas plantas e vegetais de diversas fontes para obter texturas, sabores e aromas extremamente próximos aos produtos originais.

Entre os itens desenvolvidos pela NotCo se destacam aqueles feitos à base de plantas e que são alternativas para produtos derivados de animais como maionese, leite, hambúrguer etc. Um desses itens, foco desta campanha, é a linha de sorvetes NotIceCream, criado com produtos 100% vegetais que protegem o planeta e possibilitam uma alimentação mais sustentável e consciente. O relançamento do produto contou com uma nova fórmula – ainda mais saborosa, embalagem e sabores.

@majutrindade

A estratégia, dividida em fases, teve como principais premissas o lançamento regionalizado do novo produtos, alinhando-se às características e estratégias de distribuição da marca; escolha de influenciadores com diferentes aspectos da marca, saúde, lifestyle, humor; uso de influenciadores como assets de mídia, tendo resultados amplificadas pelas estratégias de mídia

A partir dos objetivos definidos, o projeto foi dividido entre etapas: criação de conteúdo com influenciadores digitais, mídia social com os assets produzidos pelos creators e seeding de produtos com embalagem personalizada para um grupo de influenciadores de todos os portes. É importante destacar aqui a diferença entre creators e influencers no método de trabalho da WTAG, influencers sendo aqueles que apresentam produtos de maneira mais literal e expositiva e creators aqueles possuem um trabalho mais autoral e com mais autonomia para a criação de conteúdo.

Privilegiou-se o segundo tipo, os creators, pela afinidade criativa e com valores da marca NotCo. A seleção de creators foi realizada entre quatro categorias: humor, sabor, estilo de vida e localização, esta última categoria bastante alinhada ao objetivo de relançar os produtos prioritariamente nas praças de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Com isso, foram selecionados cinco influenciadores digitais para divulgação no novo NotIceCream, dentre o casting estiveram Maju Trindade, Lea Marjan, Magavilhas, Luiza Junquerida e Federico Devito. Ao todo, foram produzidos 46 tipos de conteúdos em diferentes formatos, postados nas redes sociais dos creators e também utilizados nas estratégias de mídia digital geolocalizada. 

A ação foi divulgada nos perfis individuais do Instagram de cada creator em diferentes formatos como Reels, Story e Carrossel, e também no TikTok. Conteúdos multiplataformas, com enfoque no audiovisual. Além disso, o material foi publicado no perfil oficial da NotCo no Instagram.

@magavilhas

Os resultados obtidos através deste projeto variam desde a recepção positiva e qualitativa em relação aos conteúdos produzidos pelos influenciadores digitais, aos números obtidos com a estratégia de mídia realizada. Complementando os resultados em números da campanha, o feedback da audiência foi extremamente relevante e satisfatório com os conteúdos produzidos. Uma audiência curiosa e já apaixonada!

Ao todo, a ação contou com mais 24 milhões de  pessoas alcançadas, 40 milhões de impressões e mais de 5 mil cliques em links apenas em Social Ads. O que potencializou o projeto de mídia, foram os criativos diferentes criados pelo time da WTAG, que possibilitaram a otimização de resultados da campanha. Já os conteúdos produzidos pelos cinco influenciadores digitais selecionados para o casting, receberam mais de 610 mil pessoas alcançadas, 1,6 milhões de impressões e 139 mil interações.

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